conteúdo do menu

Câmara Municipal de Roncador

conteúdo principal
conteúdo principal

História

Aos cinco dias do mês de novembro do ano de 1961, na sala onde funciona a Câmara Municipal de Roncador, presentes os vereadores abaixo assinados, foi instalada solenemente a primeira Câmara de Vereadores do Município, sob a Presidência do Sr. Marins de Castro Pereira. Declarada aberta a sessão, foi pelo Presidente lido o termo legal de posse dos vereadores, nos seguintes dizeres: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, respeitando as leis e promovendo o bem geral do Município”, tendo os demais vereadores afirmado: “Assim o prometo”.
A seguir, o Sr. Presidente declarou empossado os senhores vereadores, suspendendo a sessão por 15 minutos, aferiu de que os vereadores procedessem a eleição da mesa diretora para o próximo exercício. Reaberta a sessão, foi apurado os seguintes resultados: para Presidente: Vereador Aristides Araújo Vargas, para Vice-Presidente: Rivair Alberto Gomes, para Secretário: Benedito Luiz de Farias. Após o que o Sr. Presidente convidou o Presidente eleito, vereador Aristides Araujo Vargas, a assumir a direção dos trabalhos da Casa. Dirigindo os trabalhos, o nosso Presidente designou uma comissão composta dos vereadores Srs. Benedito Farias, Antonio Pedroso Mendes e Jaime Jacob, aferiu de introduzirem no recinto o Prefeito eleito, Sr. Eleutério Galdino de Andrade, com a finalidade de ser empossado no cargo, pela Câmara Municipal. Após lido o termo de compromisso, pelo Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Prefeito Municipal, prestou o compromisso formal. Após o que o Sr. Presidente declarou empossado em suas funções.
O Sr. Presidente, declarou livre a palavra, usou da mesma o Sr. Prefeito a fim de agradecer aos vereadores e ao povo em geral, pelas manifestações de apreço, distribuindo-se sobre seu programa de governo, pedindo o apoio de todos para o progresso do novo e recém instalado Município. A seguir, falou o vereador Rivair Alberto Gomes congratulando-se com a Casa e com o Prefeito. O vereador Antonio Pedroso Mendes, usando da palavra disse que seu sentimento em não contar com a presença do Sr. Juiz de Direito e do Padre Vigário da paróquia, às solenidades de instalação do Município, terminando por saudar o Prefeito Eleutério Galdino de Andrade e congratulando-se com os demais vereadores. O Vereador João Maria Cordeiro, usando da palavra saudou também os vereadores e o Exmo Sr. Prefeito Municipal. O Sr. Presidente saudou o Prefeito e vereadores, em brilhantes palavras, terminando por conclamar os vereadores para se irmanarem em termo de um só ideal: o progresso de Roncador.[...]

1ª Legislatura (1961-1964)

1. Marins de Castro Pereira
2. Antonio Pedroso Mendes
3. Joventino Rodriguês Correia
4. Aristides Araújo Vargas
5. Rivair Alberto Gomes
6. João Maria Cordeiro
7. Benedito Luiz de Farias
8. Jaime de Oliveira Jacob
9. Pedro Rack

A primeira reunião da Câmara foi presidida pelo Vereador Marins de Castro Pereira. Nessa mesma sessão foram empossados os Vereadores presentes:

Para Presidente: o Vereador Aristides Araújo Vargas.
Vice-Presidente: Rivair Alberto Gomes.
Secretário: Benedito Luiz de Farias.

 Em sessão extraordinária realizada no dia 14 de novembro de 1961 foi formalizada as primeiras Comissões, sendo as seguintes:

Justiça Legislativa, Educação e Saúde e Assistência Social;
Viação, Obras Públicas e Transportes;
Finanças, Orçamentos e Tomadas de Contas.